abril 2024

Gabinete de Ferramentas

Gabinete de Ferramentas    As ferramentas manuais de marcenaria exercem fascínio sobre o marceneiro. Não apenas por sua beleza, mas sobretudo pela utilidade quando empregadas propriamente. As máquinas, que desde a primeira revolução industrial ditam a força produtiva, não conseguiram substituir uma boa ferramenta manual nas mãos de um artífice hábil.    Muitos marceneiros acreditam …

Gabinete de Ferramentas Leia mais »

Colher de Pau

A escultura em madeira tem duas vertentes: a artística e a utilitária.
Arte é uma forma de comunicação humana riquíssima, sem qualquer pretensão de resolver um problema concreto no cotidiano humano; já a vertente utilitária pretende que o objeto escultórico tenha aplicação direta para resolver reclamos, como um objeto de cultura material de uso.
A colher de pau é objeto escultórico de vertente utilitária dos mais clássicos que existe.
E o melhor… É um objeto iniciático na escultura em geral. A fabricação de colheres é um exercício que vai te levar longe para realizar qualquer escultura em madeira, até mesmo as de cunho artístico.
Vamos aqui apresentar – com brevidade – a execução de uma colher de pau, para te inspirar a fazer uma você mesmo.
Como já temos alguma experiência no fabrico deste artefato, iniciamos a tarefa sem qualquer esboço ou projeto. Apenas decidimos que teríamos duas madeiras diferentes: uma na concha e outra no cabo. E que a forma seria intuída de momento, quase como uma captação – com a vênia do demiurgo – no mundo das ideias platônico.
Nós escolhemos a madeira de Jacarandá Violeta (Dalbergia cearenses) e Peroba de Campos (Paratecoma peroba). Ambas são madeiras duras e difíceis de esculpir com ferramentas manuais. No entanto, têm beleza ímpar e dão ótimo acabamento.

Suporte de formões

Formões são ferramentas muito importantes em uma marcenaria. Há tempos que estávamos desejosos em adquirir formões de parear na Narex.

Estes formões são usados apenas com a pressão das mãos para realizar cortes nivelados a uma superfície de referência apoiada nas costas da ferramenta. São mais longos do que os formões comuns de bancada e o ângulo da aresta de corte varia entre 20 a 25 graus, não sendo raro usuários que cravam delicados ângulos de 17º. Vale deixar claro: estes formões não podem ser percutidos com macete. A aresta de corte em ângulos tão agudos não tem resistência mecânica para suportar os golpes… ela vai dobrar.

Nós resolvemos fazer um suporte digno para nosso conjunto de formões de parear e escolhemos sobras de madeira de Jacarandá mineiro (Jacaranda cuspidifolia) e Guajuvira (Patagonula americana)

Começamos com réguas aparelhadas de jacarandá mineiro, com 45 mm de largura e 12 mm de espessura.

Calendário de Cursos

Março

16 e 17 - Introdução ao estudo da marcenaria e afiação de ferramentas

30 e 31 - Teoria geral dos Encaixes de madeira

Abril

13 e 14 - aplainamento – plainas manuais, desempenadeira e desengrossadeira.

27 e 28 - Serra elétricas estacionárias: serra circular e serra de fita: tipos, evolução, segurança, operação, gabaritos etc.

Maio

18 e 19 - Cadernos de Madeira – Professora Alice Alfano - Ateliê da Mata

25 e 26 - Marcenaria moderna de gabinetes (MDF). Professor Hermes

Junho

8 e 9 - Introdução ao estudo da marcenaria e afiação de ferramentas

22 e 23 - Workshop do candelabro woodsmith

Julho

13 e 14 - Tornearia de cumbucas com professor Thomaz Brasil – Madeira que Gira

20 e 21 - aplainamento – plainas manuais, desempenadeira e desengrossadeira.

Agosto

10 e 11 - Teoria geral dos Encaixes de madeira

24 e 25 - Serra elétricas estacionárias: serra circular e serra de fita: tipos, evolução, segurança, operação, gabaritos etc.

Setembro

14 e 15 - Workshop de garrafas torneadas com professor Thomaz Brasil – Madeira que Gira

21 e 22 - Teoria geral dos gabinetes. Professor Aluizio Tomazeli.

Outubro

12 e 13 - Introdução ao estudo da marcenaria e afiação de ferramentas

26 e 27 - Workshop de mesa de centro

Novembro

16 e 17 - curso de acabamento em madeira

23 e 24 - Serra elétricas estacionárias: serra circular e serra de fita: tipos, evolução, segurança, operação, gabaritos etc.

Dezembro

7 e 8 - Workshop de candelabro Woodsmith